sábado, 4 de maio de 2013

CICUTA: ou cicuta maculata, é uma planta bastante atraente com um padrão de crescimento vertical, folhas listradas de roxo e pequenas flores brancas. Mas as raízes brancas da cicuta são muitas vezes confundidas com a planta cherívia – um erro potencialmente fatal. O veneno encontrado na cicuta, cicutoxina, está presente em toda a planta, porém, é mais concentrado nas raízes. Qualquer um que confunda a planta com a cherívia e decida dar uma mordida enfrentará uma morte violenta.


A cicuta, que é nativa da América do Norte, é considerada por muitos como a planta mais mortífera do continente. A flor selvagem, que chega a atingir 1,8 m, se desenvolve ao longo das margens de córregos, áreas pantanosas e prados úmidos.
Para aqueles nada sortudos que infelizmente acabam provando a cicuta, o início da doença é rápido. A cicutoxina contida na planta causa convulsões violentas e dolorosas, náuseas, vômitos, cólicas e espasmos musculares. Aqueles que sobrevivem ao veneno acabam sendo afetados a longo prazo em outras áreas, desenvolvendo amnésia, por exemplo. Nenhuma quantidade da raiz da cicuta é considerada segura para a ingestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário